Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

18 DICAS PARA ORGANIZAR SEU HOME OFFICE E EMPREENDER DE CASA

Trabalhar em casa, a princípio, tem uma série de vantagens, principalmente em relação à qualidade de vida: você não pega trânsito, pode fazer o seu horário e trabalhar confortavelmente com qualquer roupa (sem ser pijama, ok?!) no sofá parece uma maravilha, não é?! Muito cuidado...

 

É muito mais fácil se distrair, perder a motivação, se sentir um pouco solitário e, apesar do que as pessoas pensam, demandar mais horas por dia do que se estivesse cumprindo expediente num escritório. Sim, se você não tiver disciplina e organização, tudo poderá se tornar uma grande armadilha.

 

Para evitar que isso aconteça, decidi compartilhar com você 18 dicas que você precisa saber sobre organizar seu espaço e empreender sem perder o seu foco.

 

Vamos lá...

 

1. LUGAR IDEAL
O ideal é que o espaço de trabalho em casa pareça um escritório. Um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar. Mas, muitas vezes, você não terá um ambiente disponível para isso. Então, vale sim, utilizar a mesa da cozinha, a mesa da sala de jantar ou até mesmo o sofá da sala, caso não haja realmente outra opção. O único lugar que não recomendo é a cama, pois o conforto da mesma e a sensação de descanso ficará em você, ao ponto de prejudicar sua produtividade. 
 
2. FERRAMENTAS EM MÃOS

Você vai precisar de um bom Notebook ou Computador para preparar suas propostas, responder e-mails, fazer pesquisas, buscar conteúdo... Enfim, será sua principal ferramenta de trabalho em casa.

 

3. MUITO ALÉM DA ESTÉTICA

Manter um home office organizado vai além da questão estética, pois influencia também na concentração e no aumento a produtividade. 

 

4. ROTINA DE HORÁRIO
Fazer home office não quer dizer trabalhar 24h por dia ou o oposto: não ter horário de dedicação. Muito pelo contrário!!! Sua disciplina precisa ser a mesma ou até maior do que teria se estivesse em um escritório. Estabeleça seu horário produtivo e foque. Não distraia com as tarefas de casa. É nessa que a disciplina precisa ser exercida com força.
 
5. TROQUE DE ROUPA

Troque de roupa como se, de fato, fosse sair para trabalhar. É claro que você não precisa vestir a melhor calça, o terninho preto, nem usar salto alto. Mas tirar o pijama para não deixar o dia de home office com cara de domingo preguiça, sim, isso é essencial.

 

6. EVITE AS DISTRAÇÕES

TV, redes sociais, conversas com familiares ou qualquer outra coisa que possa tirar o seu foco, elimine. As fotos dos seus amigos em festas do fim de semana não vão ajudar a terminar o seu trabalho e a atingir seus objetivos. Reserve momentos específicos para checar as redes sociais durante o expediente. 

 
7. COMUNICADO IMPORTANTE

Se você não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente, avise a todos sobre seu período de trabalho e peça para não ser incomodado. Seja firme!

 

8. TENHA METAS DIÁRIAS

Faça uma lista das atividades que você precisa fazer naquele dia. Crie suas metas diárias. Defina prazos. Com essa lista em mãos, você entenderá melhor a necessidade de manter o foco em tudo que precisa ser realizado. Crie também metas mensais e a longo prazo. Isso é muito importante para que você valorize cada segundo seu de produtividade e entenda o valor do seu tempo para que todos os seus objetivos consigam ser alcançados. 

 

9. VOCÊ PRECISA SE ALIMENTAR

Você precisará se organizar com relação a alimentação. Se for fazer, o ideal é que você já prepare o almoço na noite do dia anterior, separando apenas a sua 1 hora para realizar a refeição e dar uma descansada física e mental. Caso contrário, veja um local próximo a sua residência que entregue "quentinha" com um preço acessível, para que não onere muito seu orçamento no final do mês.

 

10. VÃO ACHAR QUE VOCÊ NÃO ESTÁ TRABALHANDO

Sim, isso vai acontecer com frequência. Você vai ouvir as seguintes frases: "Trabalhar de casa é mole! ' ou "Ah, agora você pode assistir aquela série da Netflix a tarde né?!" ou até "Mãe, faz um lanche agora para mim?". E por ai vai... Você precisa entender e fazer com que entendam que de tal hora a tal hora você está trabalhando e não pode fazer pausas a qualquer instante ;) #foco, #disciplina e #organização, lembra??? 

 

11. REGRA DOS 45/15

Fazer pausas pode ajudar a manter sua motivação. Em um estudo recente, pesquisadores descobriram a fórmula ideal para quem faz home office. Segundo o experimento, as pessoas mais produtivas, em geral, tiram um intervalo de 15 minutos a cada 45 minutos trabalhados. Claro que isso vai depender também das suas preferências pessoais e de sua adaptação (Esse tempo pode ser reajustado de acordo com o seu perfil. Por exemplo, você pode achar melhor produzir 1 hora e pausar 10 minutos). Uma vez decidido o intervalo, você pode colocar o celular para despertare deve resistir a todas as distrações durante seu tempo destinado ao trabalho.

 

12. MESA SEMPRE LIMPA 

Evite acumular papéis e deixar objetos espalhados. Utilize bandejas e pastas e categorize de acordo com a sua necessidade de identificação.

13. ORGANIZADORES MÓVEIS

Arquivos e gaveteiros de rodinhas ajudam a evitar que objetos pequenos se percam no meio das coisas. Esses itens, assim como caixas e cestos, também podem servir para deixar peças de uso mais frequente sempre à mão, de forma que não ocupem muito espaço e lhe poupem tempo, já que você não precisará procurá-los sempre que tiver de utilizá-los.

 

14. PASTAS IDENTIFICADAS

Organize os documentos em pastas exclusivas, ou seja, tenha uma para as contas, uma para documentos pessoais, uma para comprovantes, uma para projetos, etc. e identifique.

 

15. BOA CONEXÃO

Sim, sua internet precisará ser boa, pois isso garantirá uma parcela de sua produtividade em casa. Todo segundo do seu tempo é muito importante! Avalie seu plano e se for necessário faça um upgrade da conexão. Ah, o mesmo vale para a linha de telefone, ok?! 

 

16. LEMBRETES A VISTA

Utilize quadros e lousas para anotar avisos e lembretes.

 

17. DIVISÓRIAS

Utilize divisórias nas gavetas para manter as miudezas e objetos de trabalho em ordem.

 

18. REGRINHAS BÁSICAS

Crie regras internas para o uso do home office. Se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de utilizar. Se sujar, limpe. Se abrir, tampe. 

 

E você, tem alguma dica para organizar Home Office e produzir com mais foco? 

Compartilha com a gente ;)


Rumo ao nosso 2019 extraordinário! 

Até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.