Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

DESPESA, GASTO, CUSTO: VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA?

E nessa caminhada de vida financeira mais saudável, ocorrem várias questões que podem gerar dúvidas e uma que costuma ser bem comum é a classificação correta de despesa, gasto e custo.

Mas, como o meu maior objetivo é te dar uma mãozinha nas finanças, nesse artigo vou explicar a diferença entre cada categoria, assim a sua caminhada vai ficar mais simples e leve.

 

Nada de pensar em desistir porque está confuso para se organizar financeiramente, ok?! Como sempre digo, não existe o certo e nem o errado, cada categorização vai depender da realidade e da necessidade de cada um.

 

O primeiro passo na gestão financeira é ter o entendimento de cada termo, assim fica mais fácil alinhar a sua realidade para cada situação. Esses termos são bem familiar na gestão financeira dos negócios, mas é possível usar na vida financeira pessoal também.

 

Para que não tenha nenhum tipo de dúvida, vamos fazer a descrição de cada categoria e depois exemplificá-las.

 

Despesa x Gasto x Custo

 

Despesa: qualquer desembolso de dinheiro que seja direcionado para compromissos mensais e ininterruptos, para a sua sobrevivência e/ou bem-estar.

 

Gasto: é o que consumimos de forma aleatória e não esperamos nenhum tipo de retorno financeiro, mas algumas vezes esperamos ter uma sensação de bem-estar com ele. Pode ser considerado desperdício na maioria das vezes, é tudo aquilo que você compra ou usa de forma inadequada, mas não precisa necessariamente para viver.

 

Custo: é o que usamos para gerar outro bem ou serviço ou agregar em algo para a nossa sobrevivência e/ou bem estar.

Agora, com a definição acima vamos exemplificar, para facilitar ainda mais o nosso entendimento. Às vezes, só com a definição ainda pode ficar um pontinho de dúvida e aqui no Blog Amo Organizar queremos te ajudar sempre e deixar o mais entendido possível, para facilitar para você ;)

 

Acompanhe os exemplos abaixo respondendo o Quiz. No final desse artigo serão apresentadas as respostas e uma explicação para cada exemplo.

 

Exemplo para ajudar na definição: Despesa x Gasto x Custo

 

1. Como podemos categorizar o pagamento mensal da conta de luz, água e telefone?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

2. E a compra de uma TV nova com parcelamento de 12 parcelas no carnê?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

3. O consumo de água de forma desnecessária (deixar o chuveiro pingando) pode ser considerado:

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

4. O consumo de água para fazer comida diariamente é um?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

5. A compra de um sapato da nova coleção outono-inverno entra em qual categoria?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

6. O pagamento mensal da academia que frequento apenas uma semana a cada mês?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

7. A compra de um livro para o meu aperfeiçoamento profissional?

  • [a] Custo   [b] Despesa   [c] Gasto

 

A explicação detalhada de Despesa x Gasto x Custo

 

Acredito que esse Quiz ajudou você a entender melhor a diferença de cada categoria, o mesmo consumo pode ser interpretado de forma diferente para pessoas com realidades diversas. Segue, abaixo, a explicação para cada resposta:

  1. [b] Despesa: são pagamentos essências para a nossa sobrevivência e de forma mensal.

  2. [c] Gasto: é um item que não é necessário para nossa sobrevivência, apesar de gerar bem-estar para algumas pessoas. Nessa questão, alguns podem interpretar a categorização como uma Despesa porque o pagamento será em 12 parcelas no carnê. Mas a definição mais adequada seria na categoria Gasto.

  3. [c] Gasto: como na própria questão consta a definição de consumo de forma desnecessária, isso significa um desperdício.

  4. [a] Custo: alguns vão interpretar que a categoria desse item é uma Despesa, não está errado. O custo e/ou o gasto diário de consumo de água vai gerar uma despesa mensal. Mas essa questão foi elaborada para exemplificar o que é um Custo.

  5. [c] Gasto: é um item supérfluo. Precisamos de sapatos para o nosso uso diário, mas quando compramos algo por ser da nova coleção outono-inverno pagamos mais caro por esse item.

  6. [b] Despesa: esse pagamento faz parte de um compromisso mensal, mas se for fazer uma análise bem detalhada sobre a questão podemos categorizar também como Gasto por estar gerando um desperdício, pois pago mensalmente e frequento a academia apenas uma semana a cada mês.

  7. [a] Custo: esse item vai agregar na minha vida profissional, então não posso considerar um gasto (desperdício). É um custo e vai gerar mais conhecimento. É um custo-investimento ;)

É isso pessoal! Espero que esse artigo te ajude a entender melhor esses conceitos e a ter uma vida financeira mais saudável.

 

Aproveite para compartilhar nos comentários abaixo as suas respostas e o seu entendimento em cada exemplo.

 

Lembre-se: A organização tem que ser uma escolha no presente e um estilo de vida no futuro.

 

Vamos começar?

@eu_organizoisso

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.