Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

COMEÇANDO O ANO COM AS CONTAS EM DIA

O início de ano é um bom momento para se refletir sobre o que passou e alinhar as nossas expectativas para o futuro: começar e terminar o ano com as contas em dia.

E para que isso aconteça, você já sabe que precisará gastar menos do que ganha e ter um estilo de vida adequado com a sua realidade financeira. Mas, na prática, muitas das vezes parece ser impossível aplicar todas essas técnicas e ter as contas em dia o ano todo.

 

De uma forma bem simples vou lhe ajudar a organizar a sua vida financeira e manter as contas em dia no decorrer do ano. Além da metodologia sugerida é necessário ter uma dose de foco com uma porção de determinação

 

Calma, eu sei que pode parecer difícil, mas mantendo a prática diária, a organização financeira passará a ser uma rotina prazerosa na sua vida. Não tem fórmula mágica! É necessário dedicar um tempo diário para a sua vida financeira, aonde pode variar de pessoa para pessoa. Em média esse tempo será de dez até vinte minutos, vai depender do seu grau de afinidade com as finanças.

 

Regra do 50/30/20

 

O método sugerido para manter as contas em dia nesse ano de 2019 será a regra do 50/30/20, você conhece? Se não conhece, vamos nos aprofundar nessa metodologia, que de forma simples vai te ajudar a manter a sua vida financeira organizada o ano inteiro, pois vai contribuir na organização da sua renda líquida de uma forma prática, visto que nessa regra você precisará usar apenas três categorias: necessário, desejo e dívida/poupança. Abaixo vamos detalhar cada categoria.

  • [50%] – Necessário: essa cota é específica para gastos essenciais para a sua sobrevivência, por exemplo: aluguel, alimentação e transporte.

  • [30%] – Desejo: é uma cota designada para aquilo que pode ser substituído ou eliminado da sua vida dependendo qual for a sua realidade. Exemplo: cinema, alimentação na rua, viagens.

  • [20%] – Dívida/poupança (investimento): usar essa cota para metas financeiras que devem ser subdivididas em pagamento de dívida e uma reserva financeira para emergência. Para aqueles que estão com a vida financeira mais estável o pagamento de dívida pode ser direcionado para um investimento dentro do seu perfil de investidor.

Conta x Dívida

Para manter a vida financeira em dia é necessário saber a diferença de conta e dívida, assim a categorização dos seus gastos será feita de uma forma eficiente. Sendo conta uma obrigação financeira futura onde tem uma previsão de pagamento e geralmente acontece todos os meses, como o pagamento da conta de luz, água e telefone ou uma compra parcelada com ou sem juros. A dívida é uma conta que não foi paga dentro do prazo (vencimento) e gera cobrança de multa e juros.

 

Contas do início do ano

Outro item muito importante para manter as contas em dia é analisar com atenção as contas do início do ano como: IPTU, IPVA, matrícula escolar, material escolar e outros.

O indicado é fazer um planejamento no decorrer do ano para sempre ter o valor para pagamento à vista e aproveitar os descontos oferecidos principalmente nos casos de impostos. Mas se na sua realidade não for possível essa opção e seja necessário parcelar, nunca faça a parcela que encaixe no seu orçamento.

Sempre opte pela opção de parcelas mais confortáveis, caso ocorra algum imprevisto. Não faça novos parcelamentos enquanto não terminar o atual, pois as parcelas podem ser pequenas, mas com a somatória de todas as pequenas parcelas o seu orçamento pode virar uma bomba relógio.

 

Vamos exemplificar:

"Você fez as contas e verificou que a parcela que cabe no seu orçamento é o valor de R$ 200,00. Sugiro que você assuma um compromisso com o valor mais confortável de parcela, sendo esse R$ 130,00. Sempre pensando no futuro, se no decorrer do mês sobrar algum valor é só antecipar o pagamento da próxima parcela, mas se ocorrer algum imprevisto fica mais fácil para resolver com um valor menor."

 

Vamos fazer esse ano de 2019 um ano extraordinário e com muita organização que vai gerar melhor qualidade de vida e muito mais equilíbrio nas suas decisões financeiras!

 

Lembre-se: A organização tem que ser uma escolha no presente e um estilo de vida no futuro.

 

Vamos começar?

 

Me sigam no Instagram @eu_organizoisso

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.