Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

COMO CATEGORIZAR OS SEUS GASTOS E TER UMA VIDA FINANCEIRA MAIS SAUDÁVEL

Quando pensamos em iniciar a organização financeira, geralmente vem aquele pensamento "o que posso considerar importante e supérfluo para a minha vida financeira ser mais saudável?" Essa é uma dúvida bem comum para a maioria das pessoas que começam a se organizar financeiramente, principalmente os que são marinheiros de primeira viagem. Mas não fique preocupado, pois no artigo de hoje vou fazer um resumo que vai te ajudar a esclarecer e diferenciar essas categorias.

 

 

Ao invés de categorizar apenas como gastos importantes e supérfluos, vou subdividir em três categorias: GASTOS ESSENCIAIS, NECESSÁRIOS e SUPÉRFLUOS, assim o entendimento ficará mais fácil e simples.

 

Vamos lá?!


Gastos Essenciais: é aquilo que consideramos indispensável para viver, conhecido como custo de vida, mesmo quando não concordamos com o valor temos que pagar, não sendo possível eliminar do nosso orçamento, mas com estratégias podemos reduzir. Um exemplo típico dessa categoria é a conta de luz.


Gastos Necessários: se for fazer uma análise mais minuciosa entende-se que necessário "é tudo aquilo que você tem, faz muito bem para a sua vida, mas que poderia abdicar por um tempo". Dependendo do seu estilo de vida, alguns itens dessa categoria podem ser tratados como "Essenciais" ou como "Supérfluos". Um bom item para exemplificar essa categoria é a TV por assinatura. Necessário para pais que precisam controlar melhor os conteúdos que seu filho pode ou não assistir e supérfluo para aquela pessoa que só vê TV quando não tem nada pra fazer ou para distrair a mente.


Gastos Supérfluos: itens dessa categoria geralmente são, de forma errada, considerados como necessários. E geralmente são pequenos gastos que geram um grande dano para a nossa vida financeira e se for eliminado não fará muita ou nenhuma falta no dia a dia. Um exemplo interessante são roupas da moda. Sim, você pode continuar a estar bem vestido, mas ao invés de comprar no início da coleção pode deixar para comprar na troca da coleção. A roupa ainda será de boa qualidade, da marca que você gosta e costuma usar, mas com um valor mais acessível.


Abaixo segue um exemplo de tabela que pode ser usado para categorizar os seus gastos em: Essencial, Necessário ou Supérfluo.

 

 

Lembre-se que não existe certo e errado. Existe sim, a sua consciência e coerência para identificar de forma clara, quais são seus gastos e como eles se enquadram na sua vida financeira hoje.


A organização tem que ser uma escolha no presente e um estilo de vida no futuro.


Vamos começar?


@eu_organizoisso
 

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.