Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

Entrevista com a Personal Organizer Yolanda Hollaender

É com honra que recebo hoje no Blog a querida Yolanda Hollaender. Formada em Letras e Secretariado, foi professora por mais de 10 anos em escolas de primeiro grau e trabalhou como secretária bilíngue em empresas de diversos portes. Atualmente é consultora de organização em ambientes residenciais e corporativos, e corresponsável na Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização, juntamente com uma psicoterapeuta. Participa, também, de cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento na área de organização. 

 

1. Você sempre foi uma pessoa organizada?

Yolanda: Eu diria que aprendi a ser organizada, ao longo de minha vida. Na infância, éramos seis morando num apartamento de 110m², além da empregada que morava conosco. Então, o espaço não era muito grande e tudo precisava ser acomodado para guardar os pertences de todos. É viva a lembrança de arrumar minha parte no guarda-roupa e meu material da escola. Então, eu posso dizer que a otimização de espaços é algo que eu venho praticando desde pequena.  

 

2. Qual é a principal função de um organizador profissional?

Yolanda: Para mim, a principal função é entender a necessidade do cliente e adaptar o planejamento de organização para sua realidade e modo de vida. É ser um facilitador para que o espaço seja funcional e prático no dia-a-dia, melhorando consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. É sensibilizar o cliente sobre a importância de ser organizado, tanto na vida pessoal como na profissional.

 

3. O que significa organização para você?

Yolanda: Organização significa ter mais tempo para aproveitar as coisas boas da vida. Fazer economia, adquirindo somente o necessário. Deixar tudo mais visível e achar o que procura mais rapidamente e, com isso, diminuindo o estresse e sentindo-se bem num ambiente confortável e agradável.

 

4. Quando e por que começou a trabalhar com organização?

Yolanda: Sou Profissional de Organização, desde o início de 2013. Eu estava num momento delicado de minha vida, por causa da perda de minha filha caçula, e voltava do interior para morar provisoriamente na casa de minha filha mais velha, que morava numa casa bem ampla. Para me manter presa à sanidade, comecei a organizar a casa, de ponta a ponta, pois eu tinha a necessidade de me manter ocupada. Durante as sessões de terapia, fui percebendo que a opção de trabalhar com organização foi uma forma me organizar emocionalmente e, daí, tomei gosto pela atividade. Fiz um curso de capacitação e lancei-me no mercado.

 

5. Profissionalmente, como a organização ocupa seu tempo hoje?

Yolanda: Hoje, dedico-me integralmente à organização profissional. Fiz parte da primeira Diretoria Executiva da ANPOP, que é a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade, da qual sou um dos sócios-fundadores - atualmente, faço parte do Conselho Deliberativo. Além de atender em campo, procuro atualizar-me e acompanhar as novidades do mercado, participar de grupos de debate, grupos de estudo, etc. Busco literatura sobre organização e tenho estudado muito sobre a desorganização crônica.

 

6. Sob sua ótica, quais os benefícios da organização para um ambiente e para a vida das pessoas que o utilizam?

Yolanda: Basicamente, a organização traz ganhos em cinco áreas:

TEMPO: achar o que procura mais rapidamente

ECONOMIA: não gastar comprando produtos que você esqueceu que tinha em casa

ESPAÇO: otimizar a utilização dos objetos e deixar tudo mais visível e prático

QUALIDADE DE VIDA: diminuição do estresse

PRAZER: curtir sua vida como você merece.

A organização deixa a vida mais simples e mais fácil, para que as pessoas se preocupem com o que realmente interessa.

 

7. Quando falamos de organização, as pessoas tendem a imaginar logo ambientes e espaços. E você, o que considera primordial quando o assunto é organização?

Yolanda: Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. Eu sempre defendo que a organização é essencial seja na vida pessoal, doméstica ou profissional. Organização é a forma como se dispõe um determinado sistema para atingir os resultados pretendidos. O leque de atuação de um profissional de organização é bem amplo e vai além de ambientes e espaços.

 

8. Qual produto organizador você considera importante para quem quer se organizar? Pode mandar uma foto?

Yolanda: São vários produtos que auxiliam na organização: uma agenda (física ou eletrônica); um caderno de anotações para registrar ideias ou inspirações; caixas e pastas organizadoras; dentre tantos recursos úteis existentes no mercado. Vai depender muito da necessidade de cada um. Eu, particularmente, adotei o Timer, um cronômetro que me ajuda a gerir o tempo e fazer com que meu dia seja produtivo. Para as atividades domésticas uso o modelo que tem a forma de um tomate e que pode ser programado para tocar em até 60’. Quando estou trabalhando no computador, uso o http://www.tomighty.org/ - é um aplicativo que também tem a forma de um tomate e que ajuda você a se focar numa só atividade, sem perder o foco – é a conhecida Técnica Pomodoro – você trabalha por 25’ sem interrupção, com uma pausa de 5 ou 15’ de descanso. Recomendo!

 

9. Quais os hábitos que uma pessoa precisa adotar para ter uma vida mais organizada?

Yolanda: O primeiro hábito é praticar o desapego, porque este impede que a pessoa se desfaça do que não usa, ou que deixou de ter utilidade, para abrir espaços – se reservar 15 minutinhos por dia para “destralhar”, verá que em pouco tempo essa prática é libertadora. Segundo, é habituar-se a guardar no mesmo lugar o que tirou – ao trocar uma peça de roupa; ao tirar os sapatos; ao usar um copo ou talher, lavar e deixar no escorredor de pratos; deixar a mesa de trabalho em ordem. Enfim, acostumar-se a reservar 10 minutinhos antes de sair do trabalho e deixar o escritório arrumado, ou antes de dormir, deixar a sala de TV sem coisas fora do lugar.  

 

10. Sua frase de impacto preferida.

Yolanda: É a que adotei, desde que iniciei esta atividade e que mantenho no rodapé de meu blog: "Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito." (Pitágoras)

 

 

 

Contatos da Yolanda

 

E-mail: yorganiza@gmail.com

Sites: www.yorganiza.com.br / www.desorganizacao.com.br

WhatsApp: 11 98997-6264

 

 

"A busca pela organização serve para qualquer espaço e qualquer situação, e quem ganhará com isso será sempre você!"

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.