Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

Entrevista com o Organizador Tadeu Motta

É com imensa honra que publico hoje aqui no blog a entrevista realizada com o querido Tadeu Motta, conhecido como O Organizador. A organização passou a fazer parte da vida dele há mais de 20 anos. Graduado em História, trabalhando com documentos antigos, percebeu a importância de mantê-los organizados. Foi para São Paulo e se especializou em Organização de Arquivos na USP. Criou uma Empresa de Soluções de Arquivamento, a Documento&Cia., voltada para a prestação de serviços em organização de arquivos. Formado em Design de Interiores e especialista no desenvolvimento e instalação de Sistemas de Arquivamento baseados em Arquivos Deslizantes, Pastas e Acessórios. Seu maior desafio é  o aproveitamento de espaços. Em 2013, após participar de um curso de Personal Organizer na OZ, resolveu dar nova orientação ao negócio, e a Documento&Cia. transformou-se em O Organizador, onde um novo conjunto de serviços (consultoria, treinamento, organização de ambientes de trabalho, etc.) e produtos (pastas, grampos, acessórios, etc.) foi formatado, com foco voltado para ajudar as PESSOAS a conquistar os benefícios maravilhosos que hábitos organizados podem proporcionar.  

 

1) Para você, qual é a principal função de um organizador profissional?

Tadeu: O Personal Organizer é um profissional que visa auxiliar as pessoas a adotarem hábitos mais práticos e soluções de organização que tornem sua vida mais funcional e produtiva.

 

2) Qual é o perfil da pessoa que precisa da intervenção de um personal organizer?

Tadeu: A desorganização pode atingir qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Independe de classe social ou atividade profissional que se dedique. Geralmente, alcança com maior facilidade aqueles que desempenham muitos e complexos papéis simultaneamente. Adotar hábitos organizados de vida, traz grandes benefícios a todos, desde do jovem que necessita de uma rotina elaborada para tornar eficaz seus estudos, ao executivo que necessita de agilidade para tomar decisões e não pode perder tempo procurando documentos, ou aos que precisam reduzir o tempo gasto com a administração da casa.

 

3) Quando e por que começou a trabalhar com organização?

Tadeu: Trabalho com Organização de Arquivos há quase 20 anos. Atendo basicamente Empresas e Instituições Públicas com serviços, equipamentos e materiais para arquivamento e armazenamento de documentos e acervos de bibliotecas, museus, herbários, galerias, etc. Foi em 2013 que decidi trabalhar como Personal Organizer. Neste período participei de um curso que me fez perceber que, além das empresas, minha formação e experiência poderiam ajudar as pessoas a lidar não apenas com seus documentos e seu espaço, mas também com seu tempo, seu conhecimento, sua vida.

 

4) Você é conhecido como especialista em organização de arquivos. O que as pessoas e as empresas esperam do trabalho do Personal Organizer na organização de seus documentos e papéis?

Tadeu: Os clientes que me procuram estão, consciente ou inconscientemente, em busca de obter maior eficiência na gestão de seus arquivos. Isso se traduz, de maneira geral, em: redução ao essencial da massa documental acumulada; aumento do índice de recuperação da informação; garantia de conservação da documentação histórica; orientação do processo de produção documental, conquista de espaço físico e melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais envolvidos.

 

5) Quando considerar um arquivo organizado?

Tadeu: De modo geral, para serem considerados organizados, é preciso que estejam devidamente armazenados (em pastas, caixas, estantes, ou na mídia apropriada, seja ela qual for); que sejam facilmente acessados (o caminho para a localização é lógico, de fácil compreensão aos usuários); que estejam prontamente identificáveis (com etiquetas nas pastas ou caixas); que estejam protegidos (em condições apropriadas, e em locais que garantam sua conservação pelo tempo em que ele precisa existir); e que tenham o futuro definido (o prazo de guarda e a destinação final previamente estabelecidos). Sem estas condições, os arquivos tendem a se transformar em depósitos de papéis sem utilidade, ocupando espaços cada vez maiores e mais insalubres. É o que ficou conhecido como arquivo morto.

 

6) Quais as técnicas que devem ser utilizadas para que o trabalho do organizador profissional juntos aos arquivos alcance os melhores resultados?

Tadeu: O Personal Organizer interessado em aprofundar-se no trabalho com arquivos deve procurar conhecer alguns princípios básicos da Arquivologia, que é uma área de conhecimento muito vasta, com conceitos e métodos próprios. É fundamental compreender o Ciclo de Vida dos Documentos – Corrente, Intermediário e Histórico – pois as características e necessidades dos arquivos em cada uma destas fases são bem distintas entre si. É importante ainda saber elaborar um pequeno Plano de Classificação e criar uma Tabela de Temporalidade, além de conhecer um pouco sobre Tecnologia aplicada aos arquivos, noções de Conservação de Documentos e manter-se atualizado quanto aos Materiais e Equipamentos mais adequados.

 

7) Qual o procedimento que deve ser adotado quando o profissional de organização encontrar acúmulos de documentos para organizar?

Tadeu: Para começar, duas providências são fundamentais: Entender o processo de produção e acumulação dos documentos, identificando-os; e avaliar estes conjuntos documentais junto com o cliente, de modo a possibilitar possíveis descartes.

 

8) Qual produto organizador você considera importante para quem quer se organizar?

Tadeu: Não creio ser possível planejar, priorizar e agir de forma produtiva sem uma AGENDA. Por isso, seja em papel ou digital, é fundamental escolher uma que se adapte ao seu perfil e passar a usá-la no seu dia-a-dia. No caso dos arquivos, as PASTAS são um ítem fundamental, e sua escolha irá fazer grande diferença no trabalho de organização e manuseio diário dos arquivos.

 

 

9) Cite 3 pontos positivos de ser um personal organizer?

Tadeu: O poder de influenciar positivamente e trazer resultados imediatos à vida das pessoas e das organizações, a relevância social e o grande potencial de crescimento da atividade.

 

 

 

 

Site: www.oorganizador.com.br

Blog: www.oorganizador.com.br/blog

Loja Virtual: www.oorganizador.com.br/lojavirtual

E-mail: tadeumotta@oorganizador.com.br

Facebook: facebook.com/oorganizador

Instagram: instagram.com/oorganizador

Twitter: twitter.com/oorganizador

 

Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar consultoria, coaching ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Orgulhosamente criado por Amo Organizar. Direitos Reservados.