RESENHA: FALANDO DE PRODUTIVIDADE NO LIVRO “Organize-se Num Minuto”


Olá pessoal! Estou muito feliz por estar aqui novamente contribuindo para que tenhamos uma vida mais produtiva!


Vamos falar do livro intitulado “Organize-se Num Minuto”, de autoria da profissional em organização Donna Smallin. E desta vez, vamos fazer uma resenha especial. Ela será feita focada em alguns dos pontos os quais ela trata sobre produtividade.

Estamos passando por um momento único em nossas vidas. Tudo mudou com a pandemia da COVID-19 e de uma forma inesperada precisamos refazer toda a nossa rotina. E muitas pessoas estão, inclusive, acumulando mais tarefas por conta do isolamento social. Estão trabalhando em casa, estudando, cuidando da manutenção e limpeza da casa, cozinhando, cuidando dos filhos (e de seus estudos) etc.


Este livro mostra 500 dicas de Organização (e muitas delas demoram menos de 1 minuto para você fazer!) nas mais diversas áreas. E como a produtividade está totalmente ligada à organização, muitas dicas para que sejamos eficientes e práticos foram apresentadas nesta obra e vou compartilhar algumas delas com todos vocês.


Estas dicas serão muito importantes para você colocar em prática neste momento que

estamos vivendo. Vamos lá???


1) “Pense em sua motivação. O que você tem a ganhar se organizar sua vida? E o que tem a perder se não fizer isso?” (p.8): Com esta dica, eu gostaria de fazer uma pergunta parafraseando a autora. “O que você tem a ganhar se cuidar do seu tempo? Não faz sentido você ser produtivo se não tiver um objetivo, uma motivação. Será um trabalho em vão. Portanto, antes de começar a planejar as atividades de seu dia ou de sua semana, escreva no local onde você tenha bastante acesso todas as Áreas da sua vida que são importantes para você e que merecem que você reserve um tempo para se dedicar.


2) “Desanuvie sua Mente. Habitue-se a escrever as coisas que deve fazer e comprar em vez de tentar lembrar-se delas.” (p.163): Definitivamente nosso cérebro não foi feito para ficar lembrando de todos os compromissos ou tarefas que temos. Então, siga esta dica e sinta sua mente menos sobrecarregada e mais tranquila se concentrar nas atividades que estiver fazendo, não em coisas que você precisa lembrar.


3) “Organize seus horários conforme as prioridades. Quanto mais controle você exercer sobre os horários, maior será o domínio que terá sobre o rumo de sua vida.” (p.249): Identifique quais são as tarefas e compromissos Importantes, Urgentes e Circunstanciais. Será muito importante você se empenhar o máximo possível nas atividades importantes/prioridades para o seu crescimento.


4) “Procura concentrar-se na tarefa do momento” (p.249): quanto mais concentrados estivermos e evitarmos ao máximo as distrações, mais eficiente seremos. Também conseguiremos usar melhor o nosso tempo no que é importante para nós.


5) “Elabore horários flexíveis. Deixe sempre um intervalo de alguns minutos entre seus compromissos para prevenir problemas criados por eventuais atrasos e acontecimentos imprevistos” (p.250): Procure separar pequenos intervalos para que você possa fazer reajustes durante o dia, caso surja algum imprevisto no teu planejamento.


6) “Reserve em seus horários alguns momentos para relaxar. Seu corpo, sua mente e seu espírito precisam disso” (p.251): Não deixe de reservar aquele tempinho precioso para você se dedicar a sua meditação, oração, leitura, exercícios físicos e de estar com a família. As atividades de que realmente você gosta e que te trazem bem-estar.


7) “Programe as tarefas mais difíceis – aquelas que exigem mais criatividade e tomadas de decisões – para o período do dia em que você está com mais energia e disposição.” (p.252): O autoconhecimento será muito importante neste momento. Pergunte-se: qual o momento do dia no qual eu sou mais produtivo? E quando eu produzo menos? Quando você identificar isso, siga esta dica.


8) “Delegue todas as tarefas que não exijam seus conhecimentos ne suas habilidades. Passe-as a seus familiares ou contrate serviço externo.” (p.269): Um dos fatos mais importantes que descobri faz pouco tempo é que “eu não dou conta de tudo”. E isso foi libertador para mim! Você tem essa mesma sensação? Não faça tudo sozinho. Procure dividir com quem puder as atividades domésticas ou de trabalho. Isso vai te aliviar tanto...


9) “Não fique sobrecarregado pensando em todo o trabalho que você precisa fazer. Simplesmente faça o que puder hoje” (p.275): Esta é uma dica daquelas que são “libertadoras”. Não se cobre tanto!!! Planeje sem desistir. Faça disso um hábito. Pode acontecer de você não conseguir fazer tudo que que você previu e planejou. E Tudo bem! Só não deixe de fazer o seu melhor HOJE!!


10) “Ajuste o despertador ou qualquer outro tipo de alarme para marcar o tempo de cada tarefa e para ajuda-lo e manter-se concentrado no que estiver fazendo” (p.31): Eu particularmente gosto muito de usar o “Método Pomodoro”. Ou seja a cada 25 minutos de atividades com muita concentração, programamos 5 minutos para um pequeno “descanso mental”. Você pode beber água, ir ao banheiro, mandar uma mensagem, assistir a um pequeno vídeo, etc. Você vai se presentear após 25 minutos de trabalho intenso, com 5 minutos para dar uma rápida relaxada. Esta técnica vai te ajudar e muito a ser mais produtivo.


Este livro é muito interessante sobre organização e fiquei surpresa em ver que contém diversas dicas sobre produtividade. Não se trata apenas de colocar no lugar suas roupas, documentos, atividades. É ter uma vida melhor em todos os aspectos da sua vida.


Afinal, a mudança começa de dentro para fora!


Beijos a todos e até breve.

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.