A IMPORTÂNCIA DO LINKEDIN PARA VOCÊ E PARA O SEU NEGÓCIO

Nossa comunicação hoje está totalmente modificada por causa das mídias sociais. Profissionais, empreendedores e empresas precisam estar presente no mundo online, bem como precisam aprender a se posicionar e construir autoridade.


O Instagram hoje é a rede que mais cresce no mundo, mas quando se trata de carreira, os holofotes se viram para o LINKEDIN. Sim, através do Linkedin, empresas, marcas e profissionais criam contatos, conseguem empregos, fecham parcerias.


Mas, afinal, o que é o LinkedIn?


O LinkedIn é uma rede social voltada para o universo corporativo. Uma rede social que tem como objetivo conectar profissionais e empresas.

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países presentes na mídia social (41 milhões de usuários). Segundo o Linkedin, cerca de 30 milhões de empresas usam a rede, por isso tem se tornado cada vez mais atrativa para quem busca novas parcerias e oportunidades de emprego.


De acordo com estudo realizado pelo HUBSPOT, o Linkedin é a rede social que mais gera leads qualificados, com taxas de conversão 4 vezes maior que o Twitter e o Facebook. Isso porque hoje a rede não é conhecida apenas com uma plataforma para anúncio de currículos, sendo voltada também para vendas e marketing.

Veja mais algumas estatísticas incríveis sobre essa rede social (listadas no site da NeilPatel):

Você precisa mesmo ter um perfil no Linkedin?


Ter e manter um perfil atualizado no LinkedIn é extremamente importante para que deseja firmar carreira profissional, pois proporciona desde uma oportunidade de estágio, até vagas para profissionais já formados e com experiência. Já para as pequenas, médias e grandes empresas, o Linkedin pode ser utilizado para buscar candidatos, fazer e aumentar networking, fortalecer a marca, construir autoridade, entre outros...


Ter um bom e estruturado perfil no LinkedIn pode servir como um cartão de visitas que fica exposto para eventuais empresas interessadas. E mesmo que você esteja empregado, estar ali pode te garantir uma proposta para algo melhor.


As empresas podem utilizar o site para buscar talentos, parceiros, fornecedores, novos clientes e também para posicionar a marca, seja como empresa perante os clientes ou como um bom empregador perante os profissionais.


10 dicas e motivos para você construir um bom perfil no LinkedIn.


1. Perfil sempre atualizado!

De nada adianta ter um perfil e deixá-lo parado sem qualquer conteúdo ou atualização. Currículo desatualizado vale? Claro que não! Então seu perfil do Linkedin também não. É fundamental que esteja atualizado sempre com seus últimos cursos, formações, empregos, etc... Uma dica é você se organizar para atualizá-lo bimestralmente ou sempre que algo novo acontecer.


2. A melhor foto. 

Quando se trata especificamente do LinkedIn é necessário ter  cuidado ao fazer a escolha da foto, afinal estamos falando de uma rede social que funciona como um currículo digital. Por mais informal que seja a sua área de atuação, por mais leve que você seja como profissional, quando se trata de trabalho é importante manter a postura correta. Avalie, tenha bom senso escolha a melhor foto que representa você como profissional, sem que você perca sua essência.


3. Você pode se candidatar para uma vaga. 

Networking acontecendo, rede de contatos crescendo, currículo em dia e presença forte na rede, um bom caminho já foi percorrido até aqui. Agora, se você está a procura de emprego, de recolocação, ou de novas oportunidades para crescer na carreira, tudo isso pode te ajudar a achar mais rapidamente vagas que tenham a ver com você. A ferramenta de buscas do Linkedin é ótima para você filtrar sua pesquisa e ver as opções disponíveis.

  • Localização da vaga

  • Empresa que a disponibiliza

  • Segmento de atuação

  • Data de publicação da vaga

  • Remuneração oferecida (quando a empresa compartilha essa informação)

  • Palavras-chave (você pode otimizar seu perfil configurando ele para ser encontrado por pessoas que procuram termos específicos e relevantes na rede).

4. Promoção de produtos e serviços

Além de publicações no próprio perfil do seu negócio, você pode interagir com outros usuários, especialmente aqueles que deixam uma recomendação da marca e pode promover


5. Posicionamento de marca

Por falar na força da marca, uma grande sacada no LinkedIn é usar a plataforma para fazer branding e oferecer conteúdo por meio de artigos, vídeos e fotos, enaltecendo nele os valores que defende


6. Construção de autoridade através de conteúdo relevante

Textos otimizados em SEO, seja na descrição da página ou em artigos, podem ser encontrados pelo público a partir de pesquisas no Google e no próprio LinkedIn, o que justifica caprichar no conteúdo, além de gerar valor e ser visto como especialista no seu mercado.


7. Interaja!

Assim como qualquer rede social, o LinkedIn não faz milagres! Para que tenha resultados positivos com o uso da ferramenta, sempre que puder, além de atualizar, pare para olhar o que está acontecendo no seu feed. Apoie projetos dos seus amigos com curtidas e compartilhamentos e, principalmente, faça suas próprias publicações. Comente, interaja.


8. Hashtags

Seguir as hashtags corretas é uma forma de estar sempre atualizado com seus assuntos de interesse.


Não importa se você é um universitário a procura de estágio, se está ingressando no mercado de trabalho ou já é um profissional reconhecido: quando o assunto envolve o universo profissional, o LinkedIn é uma excelente para o seu crescimento.

Ele oferece uma série de ferramentas importantes para que você possa divulgar seu currículo, manter um networking, compartilhar conteúdo relevante e dar mais visibilidade aos seus negócios.


9. Se conecte com pessoas.

Amplie sua rede. Siga perfis relevantes, faça contatos, busque parcerias. Esteja disponível.


Bem, não importa se você procura de estágio, se está ingressando no mercado de trabalho, se precisa de recolocação ou já é um profissional reconhecido: o LinkedIn é importante para o crescimento e o posicionamento da sua marca.


10. Recomendações 

A possibilidade de recomendar um profissional por alguma competência é uma importante estratégia dentro da rede social de negócios. A recomendação deve ser verdadeira e natural, com informações reais de pessoas que realmente conhecem você e o seu trabalho. Isso gera confiança!



Se ainda não tem um perfil nessa rede, considere construir um o quanto antes. E, se já tem, não deixe de seguir as dicas que eu trouxe aqui para você.


Prepare-se para um mundo de oportunidades, esteja ativo, presente e conectado.

E bons negócios ;)

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.