ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: POR ONDE COMEÇO?


Olá Galera Organizada. Tudo bem?


Estou de volta para continuarmos falando um pouco mais sobre Organização e Produtividade Digital. E hoje nosso tema é: "Por onde começar a organizar meus documentos digitais."

Sabemos que nos organizar não é uma tarefa fácil. E quando tratamos da organização de nossos materiais digitais parece que é mais desafiador ainda, não é mesmo?


Um ponto que dificulta a organização dos nossos arquivos digitais é o fato de que quando desligamos nossos computadores, laptops, tablets ou celulares, a bagunça fica ali dentro, escondidinha e ninguém além de nós mesmos vê. Por isso demoramos tanto para cuidarmos deste material digital.


Mas não fique ansiosa(o)! Não se desespere! Organizar seus documentos digitais é bem mais simples que você imagina. E já já teremos dicas aqui para iniciarmos esta Organização, combinado?


Este artigo eu me inspirei no livro “A Tríade da Produtividade” do Christian Barbosa e no especialista em Organização Digital, Raoni Luna.


E então, vamos às nossas dicas preciosas? Lá vai...


1 - DESAPEGAR

Essa é a primeira coisa que devemos fazer para iniciar nossa organização!

Desapegue daqueles documentos que não valem à pena serem mantidos em seus dispositivos. Arquivos repetidos, os que possuem várias versões as quais não serão aproveitados (como exemplo temos as famosas versões das Monografias e Teses). Ou aqueles que você já utilizou, estão resolvidos e não serão mais necessários permanecer no seu computador. Esses deverão der descartados.

Os documentos importantes que estão em uso, os que te trarão lembranças e suas memórias (exemplo: as fotos digitais) e aqueles os quais você sabe que terão utilidade, devem ser mantidos.

Mas durante este processo será crucial que você seja a (o) mais sincera (o) possível consigo mesma (o) para fazer esta triagem. Só deverão ser mantidos os arquivos que realmente são importantes para você. Tente desapegar ao máximo do material que leva à bagunça do seu computador.


2 - ESVAZIE

Limpe sua área de trabalho ao máximo. Quanto menos material ficar neste local do computador, mais rápido encontrará seus documentos.


3 - NADA DE PASTAS EXCEDENTES

Crie apenas o necessário, o suficiente para que você encontre seus arquivos o mais rápido possível.


4 - NOMEIE

Facilite sempre a nomeação de seus arquivos, pastas e subpastas. Jamais nomeie com nomes difíceis.

Seja o mais simples para você localizar da melhor maneira possível. Quando nomear suas pastas/subpastas e documentos, faça de forma que fique de fácil entendimento para você e que seja de encontro rápido. Crie um padrão!


5 - SALVAGUARDE SEUS DOCUMENTOS

De preferência, salve periodicamente seus arquivos em nuvens como cópias de segurança.

Eu aderi à tecnologia da nuvem, pois nos locais onde tenho acesso à internet, posso tranquilamente trabalhar com os arquivos que estão salvos lá. Existem vários programas de nuvens, como o Dropbox, One Drive, Google Drive etc.


Ah, ainda não conhece a Nuvem? Não tem problema!!! Clique neste link onde tem o artigo que escrevi aqui no Blog Amo Organizar: Como funciona a Famosa Nuvem? E tire suas dúvidas. https://www.amoorganizar.com/single-post/2019/02/20/COMO-FUNCIONA-A-FAMOSA-NUVEM


Espero que tenham gostado das dicas. E mais que isso: meu desejo é que sejam muito úteis para a organização de seus documentos digitais e que facilitem suas vidas. Porque organizar traz qualidade de vida. então que tal começarem a se organizar agora?


Beijos e Até Breve!


Ah, me siga no Instagram ;)

@aimeerissi_organizer

#organizaçãodigital #produtividade #dicasdeorganização #vidadigital

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.