BATE PAPO EMPREENDEDOR


Olá!

Hoje estou aqui para a estreia do nosso novo quadro do Blog,

Todo mês vou receber por aqui profissionais empreendedores compartilhando um pouco de suas histórias e dando dicas 'para lá de' especiais para quem deseja se inspirar e alcançar o sucesso nesta árdua jornada do empreendedorismo.



E hoje, para abrir com chave de ouro nosso Bate Papo, recebo a querida profissional e escritora Eliana Seraphim. Seja muito bem vinda!


1. Bem, nos conte um pouco sobre sua história profissional.

Eliana: Sou professora, atuei em todos os segmentos da educação como docente. Ocupei cargos administrativos ligados à gestão e à direção na iniciativa pública e privada, onde a organização foi minha grande aliada.


2. Quem te inspirou a fazer o que você faz hoje?

Eliana: Hoje estou no segundo momento de minha carreira profissional, onde me intitulo Organizadora Educacional, pois através da educação levo a organização às pessoas.

Quanto a minha inspiração, veio do desejo de compartilhar os benefícios da organização. A pergunta é quem, mas não tenho uma pessoa específica.


3. O que significa organização para você? E qual a importância dela no seu negócio?

Eliana: Tenho várias definições, sendo que todas convergem para o mesmo ponto, então resumirei nessa: Organização é - Composto de arte, método e técnica, destacando a arte pelo prazer que a organização produz no seu produto final, uma combinação de harmonia e estética.

A organização é meu negócio e a importância dela é 100%, porque sem ela, abstratamente não conseguiria concretamente escrever meu 1º livro: A Arte da Organização - do Concreto ao Abstrato.


4. Você acredita que toda pessoa pode ser empreendedora?

Eliana: Sim, como acredito que toda pessoa pode ser organizada.


5. Como surgiu a ideia de ser um empreendedor? Como seus negócios começaram? Você pensou muito tempo antes de começar? Fez planejamento?

Eliana: Planejei empreender no meu segundo momento profissional, portanto já vinha escrevendo sobre o assunto, objeto do meu empreendedorismo: Organização.


6. Como é a sua rotina de trabalho hoje?

Eliana: Dedico semanalmente 30 horas em média, sendo que de segunda a sexta faço "expediente" no Home Office de no mínimo 4 horas.


7. O que lhe dá mais prazer no processo de empreender? O que te torna criativo?

Eliana: O compartilhamento da organização através da educação e a certeza que posso contribuir para um mundo melhor.


8. Você estabelece metas? Qual a importância delas no processo de realização?

Eliana: Sim! Metas são marcos que quero alcançar. Sua importância é a da métrica, pois concretamente a medida que atinjo os marcos estabelecidos, concluo etapas que me conduzem ao objetivo que defini.


9. Como você identifica oportunidade?

Eliana: Entendo por oportunidade um momento favorável para a realização de algo. Então, quando desejo realizar empreender algo, eu trabalho muito na ideia e passo a ver oportunidade em tudo.


10. Já pensou em desistir? Como lida com o fracasso?

Eliana: Sim, várias vezes e quando isso acontece, paro o que estou fazendo e vou até o closet, armário, despensa ou estante e faço um DLA básico (destralhamento, limpeza e arrumação) e "...Ordenando as coisas, eu crio e entendo ao mesmo tempo..." Clarice Lispector. Dessa forma eu me organizo, retorno o que parei, fazendo uma análise e avaliação.

Quanto a lidar, fracasso significa não atingir um determinado objetivo. É nesse processo você também aprende, então devemos ter nossa mente organizada para entendermos que o próprio fracasso em algo pode ser uma oportunidade de alcançarmos algo maior, melhor e de mais valor.


11. E o que te motiva a seguir em frente, a continuar desenvolvendo o seu lado criativo e autêntico? Qual é a sua missão?

Eliana: A certeza do que acredito, que é minha contribuição para a melhor qualidade de vida de todos.


12. Qual conselho você daria para os empreendedores que desejam vencer em 2019?

Eliana: Que reflitam sobre uma frase de Eleanor Roosevelt que diz que "o mundo pertence àquelas que acreditam na beleza dos seus sonhos". Então o conselho é: acredite e trabalhe muito para que se realize.


Confira o vídeo especial da Eliana para você ;)

Instagram: @elianaseraphim

#batepapo #convidadaespecial #empreendedorismo

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.