Bate Papo sobre Empreendedorismo


Hoje tenho a honra de receber para um bate papo super legal e enriquecedor a Embaixadora da Escola de Você Débora Lira Tavares. Fundadora do Clube de Negócios, Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e integrante do projeto RGE Recife, Débora tem como principal objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino. Conheça um pouco de sua trajetória e de suas dicas.

1. O que significa organização para você?

Débora: Ação prática que envolve direcionamento seja para mercadorias, produtos, serviços e pessoas.


2. O que você entende por empreender?

Débora: Empreender para mim envolve transformar, inovar e multiplicar. Se você vende um produto usado e com o dinheiro investe em algo que transforma, inova, ou multiplica, inconscientemente está empreendendo.


3. Em que momento uma pessoa se vê na necessidade de empreender?

Débora: A situação mais comum é quando acontece a demissão e cresce o desejo de não querer mais ter chefe, que nem sempre é o caminho mais produtivo. Porque empreender pela necessidade, acontece o risco de errar na escolha e fechar. E tem aquelas que estão empregadas e não estão satisfeitas com seu trabalho corporativo e pedem demissão para concretizar seu sonho empreendedor, muitas vezes iniciado de forma conjunta com o trabalho. e nesses casos a probabilidade de ser sucesso é muito maior.


4. Toda pessoa pode ser empreendedora?

Débora: Sim, todas as pessoas podem ser empreendedoras. O que diferencia é a tendência de algumas pessoas para o mundo corporativo e outras para o mundo empreendedor.


5. Como surgiu a ideia de ser uma empreendedora? Débora: Eu cresci num ambiente empreendedor, meu pai tinha uma assistência técnica de câmeras fotográficas e depois abriu uma loja de venda de filmes, revelação, câmeras, etc. Então com meus 12 anos, eu já imaginava ter meu próprio negócio.


6. Como seus negócios começaram? Você pensou muito tempo antes de começar? Fez planejamento? Débora: Meu negócio começou depois que fiz o curso da Escola de Você, que me ampliou a visão do "EU POSSO", já que eu tinha três filhos pequenos, me considerava incapaz de desenvolver algo para comercializar. E a Escola de Você me ajudou a enxergar na minha cozinha a possibilidade de ganhar. Através de suas aulas eu vi que com os materiais de bolo, poderia fazer bolo de bacia e revender e foi assim que começou. Quando levava meus filhos para a escola, saia para vender. No começo foi difícil porque eu me envergonhava, mas, quando vi que as pessoas elogiavam comecei a valorizar o que eu fazia. Mas, eu não queria ficar vendendo bolo de bacia para sempre, então, o que ganhei juntei e comprei cinco shorts pra revender, vendi e comecei a multiplicar os produtos, até que comecei a sair de casa com shorts, blusas, sapatilhas, acessórios. Mas, sentia que ainda não era o que queria. E errei na compra de uma franquia virtual. Atualmente estou reestruturando meu lado empreendedor e me encontrei apoiando o empreendedorismo feminino e amei organizar eventos. Estou organizando e focando em objetivos direcionados para acontecer o sucesso das empreendedoras, além de um projeto pessoal que está em desenvolvimento e como dizem: o silêncio é a alma do negócio.


7. Como você identifica oportunidade?

Débora: Eu resumo da seguinte forma: as oportunidades aparecem quando você está em ação, é super importante conhecer pessoas, mesmo que você ainda não saiba o que realmente quer. Em momentos como estes, pode surgir, aquela pessoa, com aquela proposta e acontecer seu sucesso empreendedor. Ela não vai surgir se você estiver em casa, estático.


8. E como lida com o fracasso?

Débora: Sempre fui muito resiliente, como meus sonhos estão fortes em minha mente, nunca deixei que o fracasso me desanimasse, então, sempre pensei o seguinte: se eu não me dedicar e corrigir o que errei, nunca vou conseguir me realizar. Sempre irei começar e desistir quando não der certo. Eu comecei com bolo de bacia, fui para roupas e calçados e depois para franquia virtual e fracassei na ultima escolha, mas, não desisti dos meus sonhos, apenas, me reavaliei e me descobri.


9. O que lhe da mais prazer no processo de empreender? O que te torna criativa?

Débora: Eu amo estar com pessoas e minha paixão pelo empreendedorismo me envolve de uma forma que minha mente fica fervilhando de idéias para colocar em prática.


10. O quanto você diria que a imaginação e importante para o sucesso? Débora: A imaginação é que te impulsiona. Se tivermos pensamentos negativos, essa energia nos cercará. Mas se o pensamento positivo for nossa energia, nosso cérebro nos impulsionará para ideias, ações que nunca imaginaríamos sermos capazes de realizar.


11. Você estabelece metas? Qual a importância delas no processo de realização? Débora: No meu caso eu não estabeleço com datas, porque como meus filhos são pequenos, já aconteceu de incluir data e não conseguir, por ter acontecido questões dos meus filhos que me impediram de cumprir. Então atualmente, trabalho com metas pequenas, diárias ou semanais. Com isso, consigo alcançar sem prejudicar meus momentos com meus filhos.


12. O que diria para alguém que esta pensando em começar um negocio? Débora: Todos nós temos algum dom ou habilidade, seja para serviço, alimento, roupa, etc. Então, não pesquise aquilo que não se identifica, porque, ter negócio próprio, nem sempre tem flores, mas, tem espinhos também e se você faz algo que ama, torna as barreiras menores e ultrapassáveis. Já aconteceu de amigos, familiares te elogiarem por algo que faça? Esse é o caminho principal, depois é obter conhecimento e ter um sonho, pois ele te motivará todos os dias.


Gostou? Conheça um pouco mais do trabalho da Débora através dos contatos abaixo:

www.facebook.com/clube.negociosfemininos

www.redemulherempreendedora.com.br

www.escoladevoce.com.br

empreendedorismo.org.br





#segredosdeorganização #empreendedorismo #batepapo #convidadaespecial

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.