Organizando Sentidos


Quando falamos que organização é para todos, não nos damos conta da amplitude dessa frase.

Mas a organização é sim para todos mesmo, ainda que estejamos falando de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Quando comecei a trabalhar com deficientes visuais, pude perceber que a desordem mesmo que não vista, incomoda e atrapalha tanto quanto alguém que tem sua visão em perfeito estado.

Vamos entender: a limitação está na sua cabeça! Cegos vêem através de sensações e é ai que está pulo do gato. Entender como os sentidos e as emoções afetam as pessoas. O cheiro e o tato podem ser usados como ferramenta para setorizar ambientes.

Algumas dicas são fundamentais. Vamos ver?


1. Seja um bom ouvinte e respeite o tipo de memória de cada um. Algumas pessoas, por já terem enxergado, tem memória visual, outros só a memória sensorial, já que nunca viram antes.

2. Etiquetas em Braille para quem sabe ler por essa metodologia é outro recurso que facilita a vida dos portadores dessa necessidade especial.

3. Elementos como miçangas, tecidos, texturas também são muito bem vindos para usar em separadores de roupas e objetos. Você cria uma legenda, por exemplo, para identificar tons quentes, frios ou roupas estampadas para aqueles que não sabem ler Braille.

4. É importante lembrar que a rotina e os hábitos dos cegos podem ser alterados mais com calma e muito cuidado, afinal, eles memorizam seus pertences, compromissos e precisam de tempo para se acostumar às mudanças.

5. A tecnologia também auxilia e ajuda a dar independência. Aplicativos como leitores de dinheiro, digit eyes, relógios inteligentes e teclados em Braille tornam a rotina dos deficientes visuais mais confortável e inclusiva.

Trabalhar com esse público, nos dá uma nova percepção dos sentidos, nos convida a ver muito alem da visão, nos ensina a ver e ouvir com o coração.

Para que entenda melhor, lhe convido a fazer um exercício.

Compartilha com a gente. Beijos!

#guestpost #segredosdeorganização #personalorganizer

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.