Como Organizar a Rotina das Crianças


As férias estão aí... E para quem tem criança em casa (eu tenho uma princesa de 4 anos e agora estou gravidinha do segundo filho, o Enzo, que está previsto para chegar inicio de novembro, uhuuu) torna-se um desafio manter a casa organizada neste período. Tudo vira um caos. Além dos seus filhos, você tem também os amiguinhos dos seus filhos. Resumo "da ópera": a bagunça tenta imperar. Porém, com algumas estratégias e uma rotina bem planejada, você pode passar por esta fase de cabeça erguida e com tudo em ordem.


Hoje, existem ferramentas essenciais e facilitadoras para o nosso dia a dia, inclusive na hora de organizar a rotina dos pimpolhos. E elas podem te auxiliar não só neste período de férias, mais durante todo o ano. Organizando a rotina de seus filhos, seja nos estudos, no lazer e até na alimentação, você equilibra o tempo dele, tornando os dias mais bem aproveitados.


Meu foco hoje é te ajudar a encontrar a melhor proposta de organização para a rotina da criança que você tem em casa. Não é uma matemática perfeita. Cada pessoa funciona de um jeito diferente, e possui suas particularidades. Por isso, utilize como base, aprimore e aperfeiçoe cada dica, conforme o perfil de seu filho, ok!?


Uma coisa importante neste processo é a participação da criança. Não vale excluí-la. Se isso acontecer ela pode criar resistência a nova rotina, e não queremos que isso aconteça ;)


A agenda semanal deve ser clara e objetiva. A criança precisa entender. Veja qual o método mais fácil para ela. Pode ser uma folha ou um mural. Identifique com imagens/figuras ilustrativas. Relacione as atividades que a criança precisa fazer e as que ela gosta de fazer (lazer). Organize tudo preenchendo a semana, por exemplo: escola, curso de idiomas, assistir televisão, fazer exercícios de casa, estudar, almoçar, lanchar, etc. O foco é administrar o tempo da criança de uma maneira produtiva. Lembre-se que a criança precisa de tempo para ser criança, ok!? Então o tempo para brincar é primordial.


Estabeleça horários para cada atividade. Isso faz com que a criança tenha disciplina e se adapte bem as regras. E disciplina nunca é ruim, né!!! Ah, não esqueça também do horário para a arte e para o raciocínio. Crie atividades em que a criança exercite o lado criativo.


À noite, apoie seu filho a organizar algumas coisas para o dia seguinte, como por exemplo: a roupa que irá usar, a agenda de atividades, o material escolar, etc.


Não adianta uma rotina organizada, se o espaço da criança reflete pura desorganização. Por isso, separe um tempo e organize o quarto, facilitando a manutenção da ordem e da limpeza e criando bons hábitos.


Utilize gaveteiros para facilitar a organização do material escolar da semana. Separe por dia de uso (essa dica é ótima!)



Outra coisa importante é equilibrar e organizar a alimentação de seu filho. Se for necessário, peça ajuda a alguma nutricionista. Comidas saudáveis em horários regulados ajudam no bem estar e no desenvolvimento da criança.


Não adianta tanta programação, se você não estiver presente acompanhando e apoiando seu filho. É preciso haver equilíbrio. Apoio excessivo também não é bom. A criança deve aprender a cumprir suas tarefas e obrigações. E que tal criar recompensas para várias atividades realizadas corretamente e dentro dos horários estabelecidos? É uma ótima forma de incentivar a criança a obedecer a rotina.


O nosso objetivo como pais não é tornar estressante a agenda de nossos filhos, com milhares de atividades que muitas vezes não proporcionam qualquer prazer para eles. Sei que muitos ficam preocupados com a ociosidade. Porém, precisamos respeitar os limites da criança antes de tudo. Ordem sim, mais com equilíbrio e diversão, afinal são CRIANÇAS e precisam curtir cada etapa da forma correta!

#rotina #organização #personalorganizer #dicastop #rotinaorganizada

Entre em Contato

Para agendar uma visita, contratar mentoria, consultoria ou saber sobre cursos, treinamentos e palestras entre em contato.

 

E-mail: ao.consultoriaetreinamentos@gmail.com

Telefone: (21) 97003-2438

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2015 por Priscilla Caminha. Direitos Reservados.