Aprendendo a Priorizar

Mas, você sabe o que é Priorizar? Priorizar significa decidir o que é mais importante para você. Saber o que realmente é importante parece fácil, mas não é. Conhecer a importância e o valor de cada tarefa é vital para o seu sucesso pessoal e profissional.
Você precisa aprender a dedicar o seu tempo em algo realmente útil e não desperdiça-lo em atividades fúteis e desnecessárias. Estabelecer prioridades e ter foco ;)
Quando decidimos estabelecer prioridades, estamos dispostos e entendemos a necessidade de uma organização, muito foco e determinação, para que alcancemos os resultados desejados.
Você precisa se perguntar: O que mais importa? O que eu desejo atingir, pessoal ou profissionalmente? Quais são os resultados que estou buscando? Que tipo de pessoa quero ser? O que eu valorizo?
Precisamos identificar isso e deixar de lado o pensamento de que temos que fazer tudo que esta ao nosso redor. A nossa demanda só cresce porque deixamos ela crescer, sem qualquer filtro ou controle. O Dr. Stephen Covey, autor dos best-sellers internacionais Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, diz que “Nós devemos aprender a dizer ‘não’ às coisas que não são prioritárias e aprender a ter um ardente ‘sim’ para as coisas que mais importam para nós”.
Quadrante de Prioridades ou Método Eisenhower
Eisenhower afirmava que o importante é raramente urgente e o urgente, raramente importante. As vezes nos confundimos em meio as tarefas rotineiras que passam a parecer ao mesmo tempo importantes e urgentes. É necessário um olhar mais criterioso para perceber que muitas tarefas urgentes não são importantes, e que tarefas bastante importantes não são urgentes. O método é composto por quatro eixos: tarefas importantes, tarefas não importantes, tarefas urgentes e tarefas não urgentes, conforme imagem abaixo:

Agora vamos entender cada quadrinho...
O primeiro é o das atividades urgente e importantes. São aquelas tarefas, muita vezes, causadoras de estresses, que precisam ser resolvidas "para ontem". Exemplos: Contas em atraso, crises, reuniões pendentes, etc.
Já o 2º quadro contém as tarefas importantes e não urgentes. Elas são as que mais agregam valor ao nosso trabalho e trazem resultados. Para este precisamos dedicar tempo e atenção. Devido as urgências do primeiro quadrante, negligenciamos este que é muito importante, pois é o que nos levará a conquistar nosso objetivo final. Ex.: Planejamentos, metas, networking, conhecimento e aprendizado, etc.
O terceiro quadrante é composto por aquelas atividades que roubam tempo e não dão retorno: são urgente, porém não são importantes. CUIDADO: o fato de serem urgente não podem transformá-las em importante. Avalie com cautela: telefonemas, interrupções, correspondências, etc...
Por fim, fechamos com o quarto quadro que se refere às atividades que não são nem importantes e nem urgentes, e que não podem serem desperdiçadores do nosso precioso tempo: conversas triviais, descontrole das redes sociais, telefones sem qualquer motivo produtivo, disse me disse, fofoca, etc.
Agora que você já conheceu o método, que tal criar o seu com suas tarefas atuais? Coloque tudo conforme sua ideia do que é ou não é urgente e importante.
Pense o seguinte: Pessoas de sucesso possuem disciplina e foco para fazer as coisas que são importantes, são capazes de conduzir resultados em longo prazo e atingem suas metas.
QUEIRA SER UMA PESSOA DE SUCESSO, UMA PESSOA DETERMINADA, COM FOCO, AUTO GERENCIADORA DE SUA VIDA.
VOCÊ CONSEGUE.
#organização #personalorganizer #estilodevida #prioridades #foco #determinação #gestão